Facebook Messenger
Facebook Messenger é um serviço de mensagens instantâneo de propriedade do Facebook.
Mais do que apenas um modo de comunicação coerente, o Facebook Messenger oferece também às empresas maneiras de aprofundar seus relacionamentos com os clientes. O Facebook lançou o Messenger em meados de 2011, após adquirir um aplicativo de mensagens chamado Beluga.
Embora o Facebook Messenger seja de propriedade e gerenciado pelo Facebook, o aplicativo é independente da plataforma social. Você não precisa ter uma conta no Facebook para utilizar o Facebook Messenger.
Como utilizar o Facebook Messenger
O aplicativo de mensagens do Facebook está disponível no desktop e por meio de downloads para Android ou iOS. A ferramenta funciona também no relógio da Apple. Em 2017, o Messenger alcançou 1,2 bilhão de usuários.
A utilização do Facebook Messenger é a mesma de qualquer outro aplicativo de mensagens instantâneas. Basta tocar no botão “Nova mensagem” e escolher a pessoa com quem você quer se comunicar para começar:
- Toque no ícone de foto para enviar fotos ou vídeos
- Toque no ícone do rosto sorridente para enviar “figurinhas”.
- Toque no ícone de GIF para enviar imagens ou animações em movimento
- Toque no ícone de dólar para enviar dinheiro
- Toque no ícone de polegar para cima para enviar uma curtida
Por que as marcas precisam do Facebook Messenger?
O Facebook Messenger é uma maneira de as empresas iniciarem conversas com o mercado-alvo. Utilizado corretamente, o Messenger melhora as soluções de atendimento ao cliente e aumenta a fidelidade do público. Aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook:
- Resolve problemas mais rapidamente – dentro de uma média de 42 segundos.
- Atrai 73% dos clientes — mais do que o atendimento por e-mail (61%) ou por telefone (44%).
- Recebe 15 vezes mais interação do que a maioria dos anúncios
O Facebook Messenger oferece às empresas outra maneira de desenvolver conexões pessoais com seu público. Essas conexões levam ao advocacy de clientes satisfeitos e até mesmo a embaixadores de marca.
Como as empresas utilizam o Facebook Messenger
O Facebook Messenger é um componente poderoso em uma campanha interativa de rede social. Agora que a experiência do cliente é um dos principais diferenciais das marcas, vale a pena dar a seus clientes as interações que eles procuram. Use o Messenger para:
- Melhorar o atendimento ao cliente: a maioria dos clientes prefere o messenger a telefonemas ou e-mails quando precisam do atendimento de uma marca. As mensagens instantâneas são rápidas e pessoais. Para garantir o atendimento rápido aos clientes, configure “respostas instantâneas”. Essas respostas rápidas possibilitam que os consumidores saibam que você recebeu a mensagem e que está trabalhando no caso.
- Utilizar chatbots: outra forma de impulsionar o atendimento ao cliente é o uso dos chatbots. Os clientes de hoje gostam da oportunidade de terem suas dúvidas respondidas. Os chatbots que respondem a dúvidas frequentes e concluem pedidos economizam tempo para você e seus clientes.
- Conhecer melhor seus usuários: o Facebook facilita o aprendizado com suas campanhas, exibindo detalhes sobre as pessoas que enviarem mensagens para você ao lado da mensagem. Links para os perfis ajudam a coletar dados úteis sobre seus clientes em potencial. Você pode adicionar o que aprendeu com o Facebook Messenger às suas ferramentas sociais, como o Sprout Social, para análises detalhadas.
- Incluir anotações sobre as interações: as empresas podem clicar para adicionar observações nas conversas para lembrar de dar prosseguimento a uma conversa. Isso incentiva momentos mais personalizados com seus clientes.
- Incluir caixas de mensagens no site: incentive interações mais fortes em toda a sua presença online com um plugin de página do messenger.
Recomendado para você
- Categorias
O que são hashtags e como aproveitar esse recurso
Publicado em 16 de março de 2023 Reading time 13 minutes - Categorias
As métricas de atendimento ao cliente em redes sociais avaliadas pelos especialistas
Publicado em 16 de março de 2023 Tempo de leitura 7 minutos - Categorias
Chatbots de atendimento ao cliente: como criar e usar esse recurso nas redes sociais
Publicado em 15 de março de 2023 Tempo de leitura 9 minutos